Sermão ou Lição:  João 5:1-15  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO: “Você quer ser curado?"

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NOTA #1:  A recomendação para este sermão ou lição em NVI é adicionar o uso dos versos 3c-4, mesmo que as frases da palavra na última parte do verso 3 e em todo o verso 4 não sejam presentes nos manuscritos primitivos (Unger 164) e, portanto, são suspeitos de não estarem no texto original em grego.
     Ao estudando esta passagem, no entanto, as evidências e descrições no restante da passagem apoiam razoavelmente essas suspeitas frases da palavra nos versos 3c-4, e são a única explicação lógica para o conteúdo da resposta do inválido no verso 7 e para a razão porque essas pessoas doentes estão ajuntadas ao redor do tanque.  Então, para aqueles que pregam ou ensinam esta passagem, a recomendação é exercitar o cuidado por representando e segurando estas palavras como sendo suspeitas mas razoáveis, dado o contexto nesta passagem.  E por conveniência, os conteúdos dos versos 3-4 hão sido citado em itálicos e incluído abaixo neste documento.

NOTA #2:  O foco deste sermão ou lição será sobre a dinâmicas que pertencer à cura, e não abordará as questões do sábado nesta passagem.

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INTRODUÇÃO:  Quão estranho seria se uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas por 38 anos fosse ao médico, que prontamente perguntou “Você quer ser curado?"?  Isso é uma pergunta que você esperaria?  É razoável ou é bizarro?
     Bem, Jesus perguntou essa questão exata nesse tipo de situação.  Vamos estudar a passagem para ver o que podemos aprender sobre Jesus perguntando essa questão aparentemente bizarra.
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LEIA:  João 5:1-3b, com vv.3c-4, depois vv.5-6

João 5:3. "Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos.  [Eles esperavam um movimento nas águas.  4. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas.  O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.]" 
(citações em itálicos entre colchetes não sejam presentes nos manuscritos primitivos)

[Pergunta de Lição:  Qual é o cenário dessa situação?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus inicia uma conversa com um (1) homem deficiente entre numerosas outras pessoas com deficiência que estão congregadas ao redor de um tanque.

O cenário dessa situação é:
- - vv.1-3 Jesus vai para o tanque de Betesda, em Jerusalém, onde "ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas"
(v.3) .
- - vv.3-4 Aparentemente, essas pessoas com deficiências estavam querendo ser a primeira pessoa a entrar na água depois que um anjo a agitou e, como tal, seria curada.
- - vv.5-6 Jesus vê um homem lá que tinha sido “paralítico” por 38 anos, e inicia uma conversa com o homem - sugerindo que Jesus tinha uma preocupação especial por este homem paralítico.

“paralítico” =
Strong's #0769 “debilidade (da mente ou do corpo); por implicação, enfermidade; moralmente, fragilidade”.
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LEIA:  João 5:6

[Pergunta de Lição:  Como você avaliaria essa pergunta de Jesus no verso 6, dadas as circunstâncias dessa situação?]

PONTO DE SEÇÃO Dadas as circunstâncias desta situação, Jesus pergunta uma questão aparentemente muito bizarra de “Você quer ser curado?”.

- - v.6 Jesus pergunta ao homem deficiente, “Você quer ser curado?”
- - Esta parece ser uma questão extremamente estranha, bizarra, ou mesmo ridícula estar perguntando a alguém que há sido deficiente há 38 anos.
- - Mas Jesus estava sendo educado e respeitoso, não forçando a si mesmo ou a Dele agenda sobre o homem.
- - Jesus tem o poder de curar instantaneamente o homem, mas pede permissão antes de intervindo de uma maneira inesperada e ajudando.
- - Além disso, Jesus tem o homem deficiente verbalizar sua situação - sugerindo compaixão por esse homem, interesse em o desenvolvendo de sua situação difícil e disposição para dedicar um tempo para escutar a o que esse homem tinha a dizer.
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LEIA:  João 5:7-9a

[Pergunta de Lição:  Quais são as implicações das palavras de Jesus que Ele falou como Ele curou o homem deficiente?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus instituiu uma cura plenamente restaurativa, sendo simultaneamente representada em formas tanto verbais quanto milagrosas.

- - v.7 O homem deficiente aparentemente teve um problema de mobilidade significativo, precisando de alguém para apanhá-lo e colocá-lo no tanque.

vv.8-9 Jesus valida a razão do homem por que ele não pode entrar no tanque primeiro, por então imediatamente curando o homem com um comando verbal de três partes:
- - "levante-se" - sugerindo o uso restaurado de seus braços e pernas;
- - “pegue a sua maca” em que ele estava deitado - sugerindo flexibilidade restauradas e força;
- - “e ande” - sugerindo equilíbrio restaurados e coordenação;
- - em outras palavras, uma cura completa com plena restauração de força e funcionamento.
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LEIA: João 5:9b-13

[Perguntas de Lição:  Por que Jesus desapareceu para dentro de a multidão (v.13)?  Para evitar reconhecimento?  Ou todos os outras pessoas com deficiência também quereriam de ser curados e talvez começar um distúrbio ou um tumulto?  Por que Jesus não estaria disposto a curar todos eles também, e de uma vez?]

PONTO DE SEÇÃO Aparentemente, Jesus seletivamente curou apenas este um homem com deficiência enquanto se abstinha de curando todas as outras pessoas com deficiência presentes porque Ele tinha propósitos específicos para realizar que iam além de meramente curando pessoas com deficiência.

- - v.13 Parece estranho que Jesus tenha “desaparecido” e não tenha curado todos os outros ali.
- - Por implicação de acordo com esse relato, Jesus deliberadamente andado após todos as outras pessoas com deficiências ao redor do tanque sem curando nenhum deles.
- - Aparentemente, Jesus tinha propósitos específicos para realizar através do curando de apenas este um homem.
- - E também aparentemente, Jesus não tinha intenção de curando ninguém mais lá.
- - Portanto, os propósitos de Jesus nesta situação foram além de meramente curando deficientes pessoas com uma variedade de doenças.
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LEIA:  João 5:14-15

[Pergunta de Lição:  Por que Jesus fala com o homem novamente mais tarde?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus aconselha e adverte ao homem que seu pecado era a fonte-causa para sua deficiência anterior, e deficiência poderia retornar sobre ele ainda pior se o homem voltar a se engajar em pecando novamente.

- - v.14 Mais tarde, Jesus "encontrou" o homem no templo - sugerindo que Jesus tinha mais razão para procurar o homem.

- - v.14 Jesus se aproxima do homem e diz a ele mais - sugerindo que Jesus tinha mais preocupação e instrução para ele.
- - Possivelmente, Jesus “escapou”
(v.13) desde a multidão no tanque porque Ele tinha algumas coisas que Ele queria dizer em particular ao homem.

- - v.14 Jesus cumprimenta o homem com uma exclamação um tanto pronunciada “eis” ou “vê”
(Strong's #2396) ligada à declaração “você se tornou bem” - sugerindo que Jesus está acentuando um ponto que Ele está prestes a fazer.
- - Jesus procurou o homem para avisá-lo - sugerindo que Jesus era preocupado sobre o bem-estar contínuo do homem, tanto física e espiritualmente.

- - v.14 Jesus adverte, aconselha, exorta e instrui o homem a “não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.
- - Jesus está declarando que o pecado do homem causou suas enfermidades físicas.
- - Não é indicado aqui exatamente que tipo de pecado aquele era, mas a implicação é que o pecado foi significativo.
- - Jesus está alertando que se o homem continua a pecar, a doença pode voltar e ser pior da próxima vez.
- - Portanto, Jesus essencialmente tanto exortou e ameaçou o homem a 'se arrepender ou ou ao contrário você pegará-la pior'.
- - E logicamente, um (1) propósito para Jesus curando seletivamente apenas este uma pessoa deficiente entre muitos era acentuar o princípio de que Deus pode e faz infligir as pessoas com doença se elas estão pecando.
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IMPLICAÇÕES:

- - Pecado tem consequências intencionalmente colocadas em efeito por Deus. 
(v.14; rc. Romanos 3:23; 6:23; 1:27)
- - Pecado pode ser o razão para alguns casos de doença. 
(v.14; rc. Tiago 5:14-16; João 9:1-3)
- - Deus pode trazer doença sobre nós como disciplina por causa do nosso pecado. 
(v.14; rc. Efésios 6:1-3)
- - O Senhor nos permitirá colher o que semeamos - mesmo que isso signifique sofrimento debilitante prolongado. 
(rc. Gálatas 6:7-8)

- - Como este homem, a maioria das pessoas e crentes não percebe que seu pecado pode ser a fonte de sua doença.
- - Quando informados, algumas pessoas não querem ser curado porque não querem deixar de pecando; aparentemente, eles querem a gratificação que seu pecado lhes dá mais do que querem seu bem-estar.
- - Alguns deles amam a sua miséria, autopiedade, chamando a atenção para si mesmos, controlando os outros através das suas deficiências, incitando os outros a servi-los.
- - Eles prefeririam mais se agarram à sua doença do que se aproximarem do Senhor e permitiram que Ele os cure!

- - Quando entendemos a verdadeira natureza do problema deste homem, a pergunta de Jesus é bastante apropriada ao invés de sendo bizarra ou ridícula.
- - O Senhor quer nos abençoar se nos arrependeríamos-se e estar dispostos a mudar nossos comportamentos, pensando, etc.
- - Teoricamente, então, nós devemos querer que Deus nos conforta e nos faz perceber e reconhecer a nossa culpa de nossas áreas de pecado.
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IDEIA GRANDE:  O Senhor quer abençoá-lo com a boa saúde, mas Ele pode trazer doença sobre você como disciplina, se você esteja pecando.

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APLICAÇÕES:

- - Você (ou um ente querido) tem algum tipo de doença, como a uma condição física, psicológica, emocional ou médica que não foi causada por um acidente físico?

- - Você tem pecado(s) em sua vida que você não quer desistir?  Mesmo se eles estejam causando você ser doente ou deficiente?

- - Considere a possibilidade ou mesmo a probabilidade de que Deus possa ou esteja trazendo doença, calamidade ou disciplina sobre você por causa de teu pecado.

- - O melhor e mais sábio curso de ação é para você parar de pecando agora mesmo!
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[PERGUNTAS ADICIONAIS DE LIÇÃO (se o tempo permite):
- - v.2 O que é a “porta das Ovelhas”?  Resposta: Um dos portões no muro de pedra ao redor de Jerusalém.
- - v.2 O que significa “Betesda”?  Resposta: Strong's #0964 "casa da misericórdia".
- - v.2 Por que o tanque estava coberto?  Resposta: Desconhecido, mas as pessoas com deficiências lá estavam significativamente imóveis, deitando ali "cegos, mancos e paralíticos" (v.3), e teriam sido beneficamente abrigadas sob sua cobertura.  Alguns podem até ter vivido lá.
- - v.4 Por que não há verso 4 em algumas traduções da Bíblia?  Resposta: As frases de palavra na última parte do v.3 e todas de v.4 não são presentes nos manuscritos primitivos (Unger 164) e, portanto, são suspeitas de não estando no texto original em grego.
- - v.6 Você já conheceu alguém que não queria ser curado?
- - v.7 Aparentemente, outras pessoas com deficiências tinham alguém para ajudá-los a entrar no tanque.  Por que ninguém nunca ajudou esse homem?  Resposta: Provavelmente todos os cuidadores não gostaram dele e o evitaram, provavelmente porque sua fala era verbalmente malvado, o que poderia ser qualquer um dos seguintes, como a verbalmente vulgar, obsceno, sórdido, ofensivo, abrasivo, cáustico, crítico, exigente, manipulador, desonesto, abusivo, assalt-ivo.

- - v.10 Foi legal levar seu maca ou trabalhar no sábado?  Resposta: veja Êxodo 31:12-17.
- - v.11 Por que Jesus ordenou ao homem que pegasse sua maca quando era ilegal trabalhar no sábado?  Resposta: veja vv.9c-13,16-19.
- - Jesus pecou aqui - sendo rebelde à lei?  Deus quebra Dele próprias leis?  Resposta: veja vv.17,19.

- - v.14 O que poderia acontecer com o homem que seria pior?  Resposta: Desconhecido do exatamente, mas isso poderia ser qualquer coisa que é pior para esse homem, como a insanidade, fobias intensas, esquizofrenia, alucinações, surdos, incapazes de falar, cegos, epilepsia, convulsões, tetraplégicos e etc., ou o extremo de a morte.
- - Médicos, profissionais de saúde mental, ou qualquer outra pessoa (para esse assunto) diagnostiquem doenças, condições médicas ou doenças mentais hoje como sendo causadas por pecado?  Por que não?]

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Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.


Unger, Merrill F. The New Unger's Bible Dictionary. Chicago, IL: Moody Press, 1988.
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Nome do arquivo:  Joao5_1-15-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês