Sermão ou Lição:  Romanos 3:24-25a  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Jesus Cristo Pagou O Resgate De Punição Plena Para Aquelas Pessoas Que Creem

[Nota:  Este sermão-ou-lição pode ser muito longo para apresentar em apenas uma sessão.  Além disso, as frases nesses versos estão sendo endereçadas em ordem inversa, porque isso as faz mais fáceis de explicar de uma maneira fluindo lógica, enquanto se encaixando junto como um todo inter-relacionado.]

INTRODUÇÃO:  Você já ido a um negócio para pagar uma conta grande que você deve e descobriu que alguém já pagou sua conta em plena?  Naquele momento, você estava simultaneamente extremamente surpreso, e encantado e perguntando-se com o por que alguém seria fazer esse por você?
     Desde este estudo de hoje, nós vamos para ver que Deus há fornecido um jeito para que o pagamento pleno fosse aplicado à sua enorme dívida terminal espiritual que você não pode repagar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRANSIÇÃO:
- - Anteriormente, havíamos aprendido que, devido ao fato de nosso tendo cometido pecados, toda pessoa falha a cumprir os requisitos de Deus que nós sejamos perfeitos em justiça a fim de para entrar no céu. 
(vv.23,9d-12)
- - Mas agora Deus há revelado que a fé em Jesus Cristo é o só meio pelo qual podemos adquirir Seu justiça perfeita que necessitamos ser aceitos por Ele. 
(v.22)
- - Hoje, vamos olhar para as dinâmicas principais deste só jeito que Deus há feito para escapar da situação difícil de pecado que todos nós enfrentamos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Romanos 3:24-25a, com os versos 20-23 para o contexto

[Definição teológica:  'JUSTIÇA' - conformendo com o padrão moral de Deus]

[Pergunta de Lição:  Para cada uma das frases em Romanos 3:24-25a e seguindo a ordem listada neste sermão-ou-lição, identifique e descreva suas dinâmicas principais, juntamente com como essas dinâmicas se encaixam no todo daquilo que Deus é fazendo para fornecer este jeito para nós humanos corruptos para escapar da situação difícil de pecado que todos nós enfrentamos.]

PONTO DE SEÇÃO Por meio de Seu tortura sacrificial e morte na cruz, Jesus tomou sobre Si a punição pelos pecados de nós humanos.

v.25a - "Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação"
- - Jesus Cristo voluntariamente tomou medidas físicas para remediar nossa situação difícil de pecado - para fornecer um jeito para nós, humanos corrompidos pelo pecado, adquirirmos a justiça perfeita desde Deus de que cada um de nós necessita ser aceito por Deus. 
(rc. Hebreus 10:5-10)
- - Jesus forneceu um remédio para nossa situação difícil de pecado, tornando-se um "sacrifício para propiciação", que é o assassinato público de uma vítima pura e inocente substituta para reparar, compensar ou reparar o erro cometido por outra pessoa. 
(desde Strong's #2435 - "uma expiação"; e com AHD em inglês - "expiate", "reparation")
- - Jesus foi oferecido como um sacrifício de sangue - Ele foi brutalmente torturado, Seu sangue foi derramado ou derramado, e Seu vida foi terminada como um sacrifício para pagar pelos erros ou pecados de nós humanos.
- - Em essência, Jesus tornou-se nosso substituto e levou a punição que nós humanos merecemos pelos nossos pecados quando Ele foi crucificado na cruz, que foi especificamente projetado para infligir o máximo de sofrimento e dor excruciante durante o maior período de tempo até que eventualmente terminando na morte. 
(rc. 2 Coríntios 5:21)
- - Deus "ofereceu” ou “apresentou" Jesus como este sacrifício, sendo "posto adiante, colocado antes, exibido", ou "mostrado publicamente", que ocorreu no local de crucificações públicas em Jerusalém naquela época, cerca de 2.000 anos atrás. 
(Strong's #4388; NAS; veja Mateus 27:27-50)
- - Deus intencionalmente e propositalmente ofereceu a Jesus como este sacrifício para propiciação - isso foi tudo pré-planejado e pré-arranjado, até sendo predito séculos antes nos escritos da "Lei e dos Profetas" e as Escrituras do Testamento Antigo. 
(v.21; rc. Atos 2:23)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE SEÇÃO Por meio de Seu sacrifício na cruz, Jesus pagou o resgate em pleno que é suficiente para segurar nossa libertação desde as consequências eternas de nossos pecados.

v.24 - "por meio da redenção que há em Cristo Jesus"
- - Em sendo apresentado como um sacrifício para propiciação, Jesus realizou "redenção" ou pagando o "resgate em pleno" - o pagamento do demandada preço de punição a fim de segurar nossa libertação desde a escravidão de nossa situação difícil de pecado. 
(desde Strong's #0629; e com AHD em inglês - "ransom" (resgate))
- - Por dando Seu sangue e Seu vida em uma crucificação torturante, Jesus tomou sobre Si mesmo e suportou a punição plena pelos pecados de nós humanos, assim satisfazendo as exigências justas de Deus que justiça legal ser implementada e imposta. 
(veja vv.25b-26)
- - Jesus nos redimiu, pagando o preço pleno do resgate e comprando-nos humanos de volta para dentro de sendo aceitos por Deus. 
(vv.20-22)
- - Por meio desta obra redentora, Jesus também comprou a oportunidade para nós humanos adquirirmos a Seu justiça perfeita, a qual necessitamos a fim de ser declarados justos em a vista de Deus. 
(vv.22,20)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE SEÇÃO Enquanto disponível para todos, os resultados de benefício do trabalho de sacrifício de Jesus na cruz só se aplicam àqueles humanos que têm fé em Jesus e este trabalho de sacrifício redentor que Ele fez.

v.25a - "mediante a fé, pelo seu sangue,"
- - Esta redenção que Jesus realizou é suficiente para pagar em pleno as punições pelos pecados de todos os humanos que viver, NO ENTANTO, esta redenção SÓ SE APLICA àqueles humanos que têm fé em e “pelo seu sangue" - em outras palavras, que crer que Jesus pagou com Seu vida e sangue o preço para seus pecados pessoalmente. 
(vv.25,22)
- - Portanto, as pessoas que se beneficiam desde essa redenção que Jesus realizou são aquelas pessoas que individualmente creem em Jesus que Ele morreu na cruz para pagar a punição por seus próprios pecados pessoais.
- - Toda pessoa que não crê que Jesus morreu para seu/sua pecados pessoais próprios fica (continua) no estado de sendo condenada a sofrer as conseqüências punição por seu/sua pecados eternamente. 
(rc. João 3:18)
- - Pessoalmente crendo que Jesus pagou com Seu sangue vital o preço para os pecados próprios de você é um requisito intransigente por Deus, porque esta redenção vem "mediante" da fé em Seu sangue.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE SEÇÃO Por meio de Seu sacrifício na cruz, Jesus sozinho comprou para nós humanos a oportunidade de ter direito-estando diante de Deus, o que nós pagar nada para, nem merecer.

v.24 - "sendo justificados gratuitamente por sua graça"
- - Mesmo que o pecado que cada um de nós tenha nos causa a falhar a cumprir os requisitos de Deus de que sejamos perfeitos em justiça a fim de para entrar no céu
(v.23) , a redenção que Jesus realizou é uma correção para esse problema, fornecendo um jeito para ser "justificado" ou no direito-estando com Deus.
- - Esta redenção por meio de Jesus carrega consigo um creditando a cada crendo pessoa a exigida justiça perfeita desde Deus, porque Jesus Cristo é Deus. 
(rc. Romanos 3:31-4:8)
- - Assim, cada crendo pessoa depois disso é considerada por Deus como tendo justiça perfeita, embora cada crendo pessoa continue para cometer pecados nesta vida.
- - Para ilustrar, esta consideração por Deus é como Deus olhando através de óculos tingidos com o sangue de Jesus para ver aquelas pessoas que crêem em Jesus como "sendo feito direito" e "justificado" em "direito-estando com Deus" em "inocência" dos pecados. 
(Strong's #1344 - "justificado"; AMP)
- - Em essência, a justiça de Cristo é aplicada ao relato de cada crendo pessoa, alcançando justificação ou direito-estando com Deus, aceitação por Deus e qualificação para entrada na glória de Deus no céu para viver para sempre.
- - Esta justificação alcançada é permanente - os crentes são “justificados" - são determinados, classificados e estabelecidos para serem justificados no momento em que cada um deles devidamente crê. 
(rc. João 10:27-30)
- - A redenção que foi realizada por Jesus Cristo comprou irrevogavelmente cada pessoa que crê, resultando em uma mudança permanente na propriedade, caracterizada por cada crendo pessoa sendo justificada diante de Deus para a eternidade, e assim comprando aceitação eterna por Deus e relacionamento com Ele vivendo para sempre no céu. 
(rc. João 10:25-28)

- - Cada crendo pessoa não mais ‘cai deficiente’ da exigida justiça perfeita
(v.23, desde NIV) porque ele/ela agora foi judicialmente sido concedida a justiça perfeita de Jesus Cristo (vv.20-21,22) .
- - A concedendo desta justiça vem para o recebendo crente humano para 'gratuito', custando à pessoa nada, sendo imerecido e injustificado. 
(desde Strong's #1432, com AHD em inglês - "gratuitous" (gratuito))
- - Note que em contraste, a concedendo dessa justiça gratuita veio em custo grande a o um fazendo a dando, Jesus Cristo, sofrendo tortura física excruciante horrível, tortura mental e espiritual insondável, e culminando na morte física.

- - O realizando desta jeito de concedendo justiça gratuita está sendo feita pela graciosidade e amor que Deus esbanja sobre nós corrompidos humanos desmerecedores. 
(Strong's #5485; rc. Efésios 1:7-8)
- - Nós corrompidos humanos não temos nenhum mérito de nosso próprio, nem qualquer qualidade que mereça a concedendo desta justiça perfeita gratuita. 
(vv.10-12)
- - De fato, ao contrário, nós humanos corrompidos e totalmente depravados todos merecem punição eterna severa pelos nossos pecados, e por cada individual um dos nossos pecados. 
(vv.13-19)
- - Mas agora Deus tem feito um jeito para nos dar graça, favor imerecido, por meio da obra redentora que Jesus Cristo fez por nós na cruz, por amor. 
(rc. João 3:16)
- - Esta obra redentora tem comprado o perdão imerecido gracioso de todos os pecados de cada crendo pessoa, aplicando a todos os vários tipos de pecados e a quantidade de pecados durante seu/sua a vida inteira. 
(Efésios 1:7-8; Colossenses 2:13-14)
- - Portanto, para crer na obra redentora que Jesus Cristo realizou deveria naturalmente envolver mudando você mente, consideração, direção e orientação sobre você própria pecaminosidade - longe de perseguindo a pecaminosidade e para com perseguindo a justiça.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERGUNTA: 
[e questão de lição:]   Toda das dinâmicas e os resultados deste trabalho sacrifício redentor suscita a pergunta: "Como Jesus pode ser o um qualificado para realizar essa redenção ou pagamento pelos pecados?"

PONTO DE SEÇÃO Porque Jesus é Deus, Ele tem todos dos atributos divinos necessários para realizar com sucesso este trabalho sacrifício redentor.

- - Jesus é deidade - Ele é o próprio Deus. 
(João 1:1; 10:30)
- - Porque Jesus é deidade, Ele é perfeito ao extremo - perfeito em justiça e em completa ausência de pecado, o qual Ele necessita ser, de outra forma, Ele teria Seu próprios pecados para se preocupar. 
(2 Coríntios 5:21)
- - Porque Jesus é deidade, Ele é infinito e eterno, significando a redenção que Ele pagado atravessa ou paga para pecados durante todo de tempo - passado, presente e futuro, o que ele necessita fazer de modo para esta redenção seja eterna e não temporal como os sacrifícios do Testamento Antigo eram. 
(Hebreus 10:10-14)
- - Jesus é transcendente - Ele é acima e se estende por cima tudo o que existe, o que inclui toda a raça dos humanos, assim facilitando-lhe pagar a punição para todos os humanos a que esta redenção é aplicada a. 
(Colossenses 1:13-18)
- - Além disso, Jesus é um membro da raça humana
(Mateus 1:18) - qualificado e capaz de representar a raça humana inteira neste trabalho de sacrifício redentor na cruz, assim fazendo essa redenção facilmente compatível com, em acordo com, harmonizado with e disponível a todos os humanos, independentemente de seus etnia, cultura, gênero e et cetera.  (Romanos 5:18-19; 3:9 - "Judeus e Gentios igualmente", com v.3:22 - "não há distinção” ou diferença)
- - Há evidência testemunha ocular posterior à Seu morte que Jesus foi qualificado e bem sucedido na realização desta redenção por meio do Seu trabalho de sacrifício na cruz - Ele foi ressuscitado dos mortos no terceiro dia. 
(Romanos 4:22-25; 1 Coríntios 15:3-8,17)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDÉIA GRANDE:  Por meio de Seu obra sacrificial redentora na cruz, Jesus Cristo pagou o resgate de punição plena pelos pecados das pessoas que crêem, para que possam receber imerecidamente Seu justiça perfeita, e permanente direito-estando com Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Você está pronto para colocar seu fé em Jesus Cristo, que Ele morreu na cruz para pagar a penalidade pelos seu pecados e ressuscitou dos mortos no terceiro dia?
- - Você reconhece que você não merece o perdão dos seus pecados, mas Deus o ama, e aqui em, está oferecendo a você Seu justiça perfeita sem pecado que é desde Jesus Cristo, grátis?
- - Por que não colocar sua fé em Jesus Cristo agora mesmo?
Você pode expressar isso em oração a Deus - e realmente significa isso:
     Querido Deus, eu sei que eu sou um pecador, que eu mereço a punição eterna, e que eu necessito de perdão, e justiça perfeita desde você por meio de Jesus Cristo para ser eternamente aceito por Você.  Portanto, eu creio em Jesus, que Ele morreu na cruz para receber a punição pelos meus pecados e que Ele ressuscitou dos mortos.  Agora mesmo, eu coloco minha fé em Jesus Cristo e eu quero Seu o trabalho de sacrifício redentor para aplicar-se para mim, comprando para mim o perdão dos meus pecados e o direito-estando com Você, por a vida eterna.  Obrigado.  Amém.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[ Lista de referência rápida de definições de palavras usadas nesta passagem de Romanos 3:20-25a:
- - "justo" - conformendo com o padrão moral de Deus
- - "justificado" = "sendo feito direito; para tornar - em outras palavras, mostrar ou considerar como justo ou inocente", e "feito em direito-estando com Deus" 
(v.24, Strong's #1344 - "justificado"; AMP) .
- - "justificação" = o ato judicial de Deus declarando uma pessoa para ser justo por imputação, ou o creditando da justiça a ele.
- - "gratuitamente" =
(v.24, Strong's #1432) "para grátis - sem nenhum custo; gratuitamente"; 'gratuito' - (desde AHD em inglês - "gratuitous") "1. Dado ou concedido sem retorno ou recompensa; imerecido.  2. Dado ou recebido sem custo ou obrigação; grátis.  3. Desnecessário ou injustificado".
- - "graça" = favor imerecido dado desde Deus.
- - "redenção" =
(v.24, Strong's # 0629) "resgate em pleno"; 'resgate' - ( desde AHD em inglês "ransom") "1.a. A liberação de propriedade ou uma pessoa em troca do pagamento de um preço demandado.  b. O preço ou pagamento que é demandado ou pago por tal liberação."
- - "sacrifício para propiciação" =
(v.25 Strong's #2435) "uma expiação"; 'expiar' - (desde AHD em inglês "expiate") "Para fazer recompensa ou reparação por".

NOTE que estas palavras teológicas têm diferentes matizes de significados, que correspondem ao contexto de cada passagem em que são usadas ao longo das Escrituras.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bible. The Comparative Study Bible: A Parallel Bible Presenting New International Version, New American Standard 
     Bible, Amplified Bible, King James Version
. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1984.

Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  Romanos3_24-25a-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em vários locais dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês