Sermão ou Lição:  Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 6  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Ensinando Aquele Intencionalmente Encobertada Entendimento

PASSAGENS:  João 16:17-18, 25, 29-31; Mateus 13:10-18
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO:  Você alguma vez intencionalmente disfarçou informações para suas crianças de idade elementar que fizeram perguntas sobre sexo, talvez por causa do que viram na televisão?  A razão principal para encobertando essa informação é porque ainda não é tempo para elas de aprender tal coisas, em outras palavras, você não queria que elas soubessem ainda.
     De maneira semelhante, mas difundida, Deus do mesmo modo encoberta informações sobre o Reino dos céus desde aqueles que não são crentes porque Ele não quer que eles conheçam o significado correto ou pleno - ainda.  Jesus usou essa abordagem quando ensinando Dele discípulos e ensinando as multidões.  Vamos olhar os detalhes de Dele abordagem para ganhar entendimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  João 16:17-18, 25, 29-31

[Perguntas de Lição:
- - Nesta passagem neste tempo, qual é o núcleo de um problema que os discípulos hão sido experienciando e lutando com?
- - Como Jesus responde à deles preocupação com esse problema?
- - E qual tem sido o efeito do estilo de ensino de Jesus sobre os discípulos?]


PONTO DE SEÇÃO Nesta passagem neste tempo, um problema núcleo que os discípulos estavam experienciando e lutando com era entendendo o que Jesus estava dizendo.

- - Os discípulos estavam lutando para entender o que Jesus estava dizendo
(vv.17-18) , porque Ele estava falando figurativamente, em figuras de linguagem (v.25) .
- - Jesus responde à deles preocupação sobre este problema por confirmando que Ele há sido intencionalmente falando figurativamente para eles e continuará a fazê-lo por algum tempo ainda. 
(v.25)
- - O efeito deste estilo de ensino sobre os discípulos foi que eles não entenderam o que Jesus estava ensinando até que Ele “[falou] claramente, e não por figuras”
(v.29) .  Então eles finalmente “podem perceber” e “crer” (v.30) “agora” (v.31) .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Mateus 13:10-18

[Perguntas de Lição:
- - Os discípulos tiveram a mesma luta com entendendo de parábolas?
- - Que razão Jesus dá para falando em parábolas?
- - Qual é a diferença implícita entre os discípulos e as multidões, que os discípulos são privilegiados a entendendo essa informação e as multidões não são?]


PONTO DE SEÇÃO Os discípulos tiveram a mesma luta com entendendo as parábolas.

- - Os discípulos não entenderam parábolas até que Jesus os explicou em linguagem simples. 
(v.18)
- - Jesus divulga que intencionalmente restringiu a entendimento de Dele ensino para incluir somente Dele discípulos e não incluir as multidões, mesmo que o ensino estivesse sendo falado abertamente e apresentado às multidões. 
(v.11)
- - A diferença implícita entre os discípulos e as multidões é que os discípulos são privilegiado de entendendo essa informação e as multidões não são porque os discípulos são crentes e as multidões são descrentes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Perguntas de Lição:
- - Qual a natureza dessa informação, que seu entendimento seria restrito?
- - Qual é a natureza das restrições?
- - Quais são as intenções de Deus para os resultantes efeitos de o restringindo de entendimento?
- - Qual é a razão dada por que Deus impede intencionalmente os descrentes desde entendendo facilmente o “conhecimento dos mistérios do Reino dos céus” (v.11)?
- - Por que, então, Deus não quer tornar fácil demais para as massas de descrentes alcançar um relacionamento correto com Ele?]


PONTO DE SEÇÃO A razão subjacente que essa informação há sido restrita em entendimento é porque é “conhecimento dos mistérios do Reino dos céus” (v.11) .

“mistérios” =
Strong's #3466 - “segredo ou mistério”
- - Esse conhecimento é geralmente desconhecido ou não é compreendido; ele é sobre o reino dos céus - um lugar que não é visível e um sistema que não é fácil de distinguir e para identificar corretamente.

- - Esta informação sobre o reino dos céus é informação privilegiada.  Embora tenha sido disponibilizado publicamente, seu significado tenha sido intencionalmente encobertado, de modo que somente os discípulos possam entender seu verdadeiro significado. 
(vv.11,13)
- - Deus quer que os descrentes sejam expostos a essa informação encobertada, mas que eles não entendam corretamente o seu significado, porque deles corações hão “se tornaram insensíveis“ ou calejados
(v.15) em direção às coisas de Deus, impedindo e prevenindo entendimento correto.
- - Contrariamente, os crentes sejam concedido entendendo de seu verdadeiro significado e, por esse meio, tornam-se “abençoados” por Deus. 
(v.16, Strong’s #3107)
- - Assim, os efeitos dessa restrição são que Deus intencionalmente desenhou para haver intrinsecamente dentro desses ensinamentos figurativos sobre o reino dos céus, tanto uma bênção acumulativa simultânea de iluminação espiritual para os crentes, quanto um retendo contínuo de bênção de iluminação espiritual desde os descrentes. 
(veja "nunca" e “jamais” em v.14)
- - Isto está de acordo com o plano de Deus que foi determinado há muito tempo, em cumprimento da profecia em Isaías 6:9-10. 
(v.14)

- - A razão que é dada por que Deus intencionalmente impede os descrentes desde entendendo facilmente o “conhecimento dos mistérios do Reino dos céus”
(v.11) é porque se entendimento fosse fácil, os descrentes "converteriam-se" ou se voltariam para Deus em massa e desse modo Ele colocaria todos eles em relacionamento correto com Ele mesmo (v.15) .
- - A razão não é explicado aqui por isso Deus não quer tornar muito fácil para massas de descrentes para alcançar um relacionamento correto com Ele, mas em Romanos 9:18 é uma relacionando asserção que Deus, em Dele direitos como Criador Soberano, seletivamente escolhe estender misericórdia sobre algumas pessoas (presumivelmente individualmente) e escolhe seletivamente endurecer outras pessoas.
- - Outra relacionando asserção está contida em Atos 17:24-30, que Deus quer que as pessoas o “buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós”
(v.27) .  A implicação aqui é que aparentemente Deus valoriza quando as pessoas iniciam um esforço para encontrá-Lo - para aprender sobre Ele - para encontrar respostas sobre Ele - porque elas querem a - porque elas então desenvolvem um desejo de conhecê-Lo - para chamar sobre Ele - para depender de Ele - para crer nele - mesmo que Ele estando escondido e evasivo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Os crentes são abençoados
(v.16) por Deus concedendo-lhes entendimento do “conhecimento dos mistérios do Reino dos céus” (v.11) ; e por natureza e desígnio intencional, os descrentes em e de si não podem alcançar um entendimento correta dessas coisas sobre o reino dos céus (veja 1 Coríntios 2:14)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[PERGUNTAS ADICIONAIS PARA PONDER (opcional se você tiver tempo):
- - Como alguns descrentes alcançam a capacidade de entender alguns do conhecimento sobre o reino dos céus a fim a até tornar salvos?
- - Embora os discípulos fossem crentes, eles ainda lutavam para entender o ensino figurativo de Jesus.  Mesmo como sendo crentes que são privilegiados à iluminação espiritual, existem dinâmicas que podem impedir nossa entendendo dos ensinamentos nas Escrituras?  E que dinâmicas Deus usa para colocar em ação a iluminação dos crentes?]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Dado que Deus escolhe abençoar aqueles de nós que são verdadeiros crentes com o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas Ele escolhe não abençoar os outros com este conhecimento, qual deveria ser a tua resposta a Ele a esse respeito? 
(Dica: veja Romanos 12:1-2)

- - Você já teve um momento de “Arrá !!” enquanto estudava as Escrituras, quando os conceitos de repente se encaixavam e faziam sentido?  Quais foram as dinâmicas espirituais acontecendo para você até aquele momento?  Você percebeu que Deus estava revelando a você o significado de informações encobertadas sobre o reino dos céus?

- - Qual deve ser teu (de um crente) atitude, expectativas e abordagem em relação aos descrentes, como teus filhos ou teu cônjuge ou adolescentes, quando eles não entendem os princípios bíblicos e conceitos que você está tentando ensiná-los?  Você fica frustrado com eles?  Facilmente irritado?  Agravado?  Rotule-os como T.D.A. (Transtorno de déficit de atenção)?  Você pode parar por um momento e considerar que a informação que você está tentando ensinar eles sobre o reino dos céus há sido intencionalmente encobertada por Deus, de modo que eles não a entenderão a princípio?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos06-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês