Sermão ou Lição:  Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 7  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Ensinando No Qual Seu Entendimento Não Possa Ser Ganhado Até Mais Tarde

PASSAGEM:  João 15:26-16:4, 33, 12-14
VERSO CHAVE:  João 16:4
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO:  Você já assistiu a um filme de suspense no qual as informações fornecidas no início do filme não fazem algum sentido para o enredo até o final muito, quando os personagens principais do filme encontram uma situação em que essas informações anteriores se aplicam agora?  E durante todo do meio do filme, você está muito tentando determinar ou teorizar como essa informação inicial se encaixa?  Enquanto isso, teu cônjuge ou irmão, que já viu o filme antes, está calmamente sentado ali mastigando em pipoca amanteigada e bebendo refrigerante gelado, totalmente relaxado, e continua dizendo para você esperar, fará sentido no final.
     Vamos estudar algumas passagens para ver como Jesus usou essa técnica compreensão atrasada em o ensinando de Dele discípulos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  João 15:18-25 para obter algum contexto para a passagem a ser estudada

LEIA:  João 15:26-16:4, 33

[Perguntas de Lição:
- - Dentro o contexto desses versos, o que Jesus está ensinando Dele discípulos sobre?
- - Em ensinando sobre esse tópico de perseguição futura, quais são duas expectativas principais que Jesus cita para os discípulos como experienciam perseguição no futuro?
- - Que ajuda Jesus oferece aos discípulos a fim para eles para aguentar com sucesso a perseguição no futuro?]


PONTO DE SEÇÃO :  Dentro do tópico nesses versos de perseguições futuras, Jesus está ensinando os discípulos com antecedência, para que mais tarde, quando eles encontrarem essa perseguição, eles então lembrem-se de Dele ensinamento, compreendam-no então e apliquem-no com sucesso então.

- - Jesus estava ensinando os discípulos a prepará-los para a perseguição próxima que tanto Ele quanto eles encontrarão no futuro. 
(vv.16:1,33)
- - Eles sejam testemunhar sobre Jesus no meio da perseguição. 
(v.15:27)
- - Eles não sejam para “vir a tropeçar“ ou desviar-se no meio da perseguição. 
(v.16:1)
“vir a tropeçar” =
Strong's #4624 “para pegar em uma armadilha, em outras palavras, tropeçar (figurativamente, tropeçar [transitivamente] ou para persuadir pecar, apostasia ou desagrado)”; em outras palavras, para “estar ofendendo” ao plano de Deus para eles.
- - Jesus está dando aos discípulos alerta com antecedência. 
(v.16:4)
- - E Ele está estendendo paz e encorajamento a eles através deste ensinamento. 
(v.16:33)
- - Jesus adicionalmente divulga que Ele enviará o Espírito Santo para ajudá-los, o que eles provavelmente não entendessem o que isso significava ou envolveria. 
(v.15:26)

- - A divulgação desta informação neste tempo foi desenhada para ser de ajuda para os discípulos no futuro, mesmo que eles podem não ter compreendido o seu significado no presente. 
(vv.16:1,4)
- - Eles sejam lembrar-se deste ensinamento quando encontrarem esta predita perseguição no futuro. 
(v.16:4)
- - Em cima de recordando este ensinamento no futuro, quando eles estiverem em as situações de perseguição alertada com antecedência, eles irão naquele tempo descobrir o seu significado e adquirir entendimento do que Jesus estava falando. 
(v.16:4)
- - Naquele tempo no futuro, essas informações que estão sendo ensinadas no presente irão ajudá-las a não desviarem-se ou desistirem, mas ao invés disso as equiparão para se ajustarem e serem bem-sucedidas em aguentando essa perseguição no futuro. 
(v.16:1)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de Lição:  O que essa passagem possivelmente sugere sobre por que Jesus expôs anteriormente Dele discípulos ao terror, prolongado trabalho exaustivo estrênuo e perigo grande de morte no lago?]

PONTO DE SEÇÃO :  A informação nesta passagem apóia uma asserção de que Jesus expôs anteriormente Dele discípulos ao terror, prolongado trabalho exaustivo estrênuo, e repetido perigo grande de morte no lago a fim de prepará-los para os perigos extremamente arriscados e vida-ameaçando que irá encontrar dentro de futuras perseguições por causa de deles afiliação a Jesus.

- - Durante deles perigosas experiências no lago, Jesus estava construindo deles fé em Ele para salvá-los em situações vida-ameaçandas, como Ele declarou durante cada um desses eventos.
- - O efeito de indo através dessas perigosas experiências no lago teria dessensibilizado, fortalecido, e preparado os discípulos para a perseguição traumática (“matar vocês”
v.16:2 ) que eles encontrarão no futuro depois que Jesus partir.  (vv.16:4-5)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA: João 16:12-14

[Perguntas de Lição:
- - O que, então, são as expectativas de Jesus para os discípulos sobre como devem responder em relação ao ensinamento que não é entendido no presente em relação ao futuro?
- - De que maneiras o Espírito Santo ajudará os discípulos no futuro?
- - O que esta passagem diz sobre a intenção de Deus para a sincronização de tempo de entendimento?
- - E o que isso sugere por nós crentes hoje?]


PONTO DE SEÇÃO Jesus enviará o Espírito Santo para “guiar” os discípulos para dentro de “toda a verdade” (v.13) naquelo tempo quando eles são mais capazes de "recebê-la" e processá-la e retê-la ou "carregá-la" (v.12; desde "suportar" - Strong's #0941)

"guiar" =
Strong's #3594 "para mostrar o caminho (literalmente ou figurativamente [ensinar])"
- - Jesus tem muito mais informação para ensinar os discípulos, mas é esmagadora ou mais que eles podem suportar agora
(v.16:12)
- - Evidentemente, os discípulos não agarraram, compreenderam ou entenderam plenamente o que Jesus está lhes dizendo agora, mas em algum tempo no futuro, provavelmente quando eles estiverem em uma situação de perseguição como aquela que Jesus está aqui predizendo, o Espírito Santo irá guiá-los para dentro de entendendo ou "tornando conhecido"
(v.16:14) o que eles se lembram de que Jesus havia ensinado-los anteriormente.
- - Jesus tenciona que, em situações futuras, os discípulos se lembrariam de Dele ensinamento anterior
(v.16:4) , e com a ajuda e "conselho" (v.15:26) do Espírito Santo, ver a aplicabilidade do anterior não-entendido ensinamento a deles circunstâncias presentes, adquirir entendimento e responder justamente, sem se desviando ou oscilando (v.16:1) .

- - O propósito de Deus é que o Espírito Santo trabalhe em conjunção equilibrada com o ensino de Jesus (conforme registrado nas Escrituras) para guiar os crentes para dentro da compreensão e à verdade sobre esse ensinamento anterior - em outras palavras, para facilitar a iluminação espiritual.
- - Por extensão, este iluminação espiritual pode ser atrasada para ocorrer em um tempo não especificado, o qual pode variar na faixa desde o imediato até talvez um longo tempo depois disso, pode variar em progressão, e pode coincidir com circunstâncias sendo encontradas ou experiencadas pelo crente ou por alguém que o crente está ministrando a.

- - Desde testemunhos experienciais de crentes em nosso tempo, Deus usa essa mesma técnica na vida dos crentes hoje, em outras palavras, Ele planta a Palavra em nossos corações para ser mais tarde entendido (brotar) e aplicado (crescer) em situações encontradas em vida.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Ao Dele escolhendo, Deus pode facilitar o ensino de princípios bíblicos nos quais a compreensão adequada desses princípios não é alcançada até mais tarde, quando uma relacionando situação é encontrada e o ensinamento anterior é lembrado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - A iluminação espiritual do significado das Escrituras está sendo alcançada em sua vida espiritual como um crente?  Se não, por que não?
- - Até que ponto ou medida é o Espírito Santo envolvido em trazendo-lhe a iluminação espiritual do significado das Escrituras?
- - Você, como um verdadeiro crente, é excelente em colaborando com o Espírito Santo e o sincronização de tempo de Deus em circunstâncias que você encontra para ganhar entendimento e aplicação das passagens das Escrituras?  Se não, por que não?

- - Você, como um verdadeiro crente, distorce a dinâmica iluminadora espiritual do Espírito Santo que é trabalhando em conjunto com as Escrituras ensinadas, por praticando-a em uma desequilibrada maneira, favorecendo o Espírito Santo ou as Escrituras, enquanto desconsiderando ou minimizando o outro?
- - Ou você coloca em risco essa dinâmica por utilizando outras fontes supostamente divinas ou místicas?
- - Logicamente, que tipo de resultados deve a prática do desequilíbrio gerar, e o utilizando de outras fontes gerar?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[PERGUNTAS ADICIONAIS DA LIÇÃO PARA PONDER (opcional se você tiver tempo):
- - Desde este estudo, é melhor para dispensar imediatamente todo o conhecimento e entendimento que você tem sobre as Escrituras para um crente novo?
- - Ou é melhor, ao contrário, para alimentar o crente novo com somente um pouco de informação escritural de cada vez, para permitir tempo para Deus fazer iluminando através das atividades do Espírito Santo?  Por quê?]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos07-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês