|
Sermão ou Lição: Colossenses 2:2-3
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Activamente Facilitando Os Crentes Novos E Os Crentes Imaturos Em Direção À Maturidade Espiritual
INTRODUÇÃO: O que a filosofia real de ministério é, que está sendo implementada por esta igreja, e não o que ela diz que a sua filosofia de ministério é na sua declaração de missão?
A filosofia real de ministério desta igreja plenamente alinha-se com o que Deus instrui? Ou em vez, na realidade esta igreja tenta a cumprir-se somente algumas partes básicas de todo que Deus quer ela para fazer?
Vamos para cavar nos nossos versos do estudo em Colossenses para descobrir alguns mais aspectos do que Deus quer as igrejas para fazer.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 2:2-3, com vv.1:28-2:1 e vv.2:4-7 para contexto
HISTÓRICO:
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, na plenitude e na forma corporal física, qual qualifica Ele para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" para humanos por meio do Seu sofrimento e morte na cruz.
(vv.19,14)
- - Mediante a morte física tortuosa de Cristo, Deus tem provido uma maneira para humanos para ser reconciliado a Ele, embora nós humanos somos nascidos automaticamente alienados desde Ele e oficialmente somos um inimigo do Seu.
(vv.21-22)
- - Deus deseja que cada pessoa ouve esta mensagem sobre como para ser reconciliado a Ele e responde na fé, seguido por sendo firmemente fundamentado nas doutrinas que constituem esta mensagem e a fé.
(v.23)
- - Seguindo o exemplo de Paulo, a abordagem, que é usada em igrejas, deveria ser para proclamar conhecedora-mente, admoestar e ensinar Cristo e a Palavra de Deus, a fim de facilitar o conseguindo da maturidade espiritual na vida de cada crente.
(v.28)
- - As igrejas e os crentes deveriam assumir a mesma perspectiva, missão e abordagem de ministério que Paulo tem - mesmo se os desafios correspondentes, os esforços, o labor, o sofrimento e as aflições surgem para eles.
(vv.2:1; 1:29,24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.2:2 - LEIA
[Questão de Lição: Considerem o contexto imediato que cerca e inclui os versos 2:2-3, e logo analisem e descrevam o que é a filosofia de ministério e a abordagem de Paulo para os crentes novos, e descrevam desde cada frase em versos 2:2-3 como as igrejas deveriam imitar a abordagem de Paulo.]
PONTO DE SECÇÃO
: Seguindo o exemplo de Paulo, a igreja local e os grupos de casa deveriam ser activamente ajudando os crentes novos ajustam a e continuam na fé por confortando-os, encorajando-os, amando-os, e incluindo-os no seu ambiente de
comunidade.
"Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração"
- - Dentro do trabalho de ministério que Paulo está labutando e esforçando-se para facilitar o conseguindo da salvação e a maturidade espiritual nas vidas dos gentios, Paulo está querendo os crentes de gentio (incluindo os crentes de Colossos) para ser "confortados" e "fortalecidos em seu coração".
(vv.1:28-2:1; v.2:2, Strong's #3870)
- - Os crentes novos podem estar feitos sobrecarregados e angustiados quando eles inicialmente começam um relacionamento real com Deus - aprendendo sobre os números aparentemente inúmeros das expectativas e os comandos que Deus tem para eles, e logo tentando a adotar e implementar todos desses comandos e mudanças na sua vida.
- - Na sua angústia e desânimo, os crentes novos podem desvanecer longe rapidamente ou distanciar eles mesmos desde a fé.
(rc. a terra 'pedregosa' em Mateus 13:5-6,20-21)
- - Paulo vê este perigo e está trabalhando activamente para tentar a prevenir isto desde acontecendo.
- - Então, como um remédio preventivo, Paulo esforça-se para confortar-os e "fortalecer[-os] em seu coração", exortando-os em versos 2:6-7 para continuar adiante na sua fé depois de sendo salvados e ser feitos "enraizados", "edificados" e "firmados na fé".
- - No mesmo modo, outros crentes, quem são estabelecidos na fé, deveriam estar confortando e encorajando os crentes novos nesta mesma maneira, qual eles podem facilmente e naturalmente fazer dentro do ambiente da igreja local e grupos de casa.
"estejam unidos em amor"
- - Outro aspecto, do que os crentes novos experienciem após sendo salvados, é que previamente eles têm não sido um membro real da comunidade dos crentes em uma igreja ou grupo de ministério, tendo um status in-qualificado qual agora muda abruptamente e tecnicamente o momento que eles colocam a sua fé em Cristo para a salvação.
- - Então, a sua nova caminhada espiritual na fé seria significativamente aumentada e fortificada se eles foram expeditamente dados as boas-vindas e trazidos em aceitação na comunidade de crentes, "unidos em amor" e espiritualmente "juntados junto" com outros crentes em uma respaldo-iva comunidade e ambiente de companheirismo.
(Strong's #4822)
- - O vínculo do amor é atractivo, inspirando e motivando.
- - O companheirismo em uma aceitando comunidade também está atraindo, edificando e ajuda-oso.
- - A igreja local e os grupos de casa podem e deveriam estender-se este tipo de amando inclusão aos crentes novos, desempenhando um papel vital na vida espiritual dos crentes novos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PONTO DE SECÇÃO
: Além disso seguindo o exemplo de Paulo, a igreja local e os grupos de casa deveriam estar facilitando activamente os crentes novos e os crentes imaturos em acessando, utilizando e aplicando a sua "sabedoria e conhecimento" que habitam dentro de e são empoderadas por
Deus.
"e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento,"
- - Uma porção maior do objectivo de conseguindo a maturidade espiritual é para ganhar o "entendimento" abrangente sobre Deus, e sobre o que Ele diz, e sobre o que Ele faz.
- - Tipicamente, os crentes novos sabam muito pouco sobre Deus e entendam quase nada sobre Ele correctamente.
(rc. 1 Coríntios 2:14)
- - Portanto, uma prioridade principal é para estabelecer os crentes novos (e todos os crentes) em uma actividade regular no qual eles estão progredindo em ganhando o abrangente ou "pleno entendimento" sobre os vários aspectos de Deus.
- - Mediante o ganhando do "pleno entendimento" sobre os vários aspectos de Deus, os crentes simultaneamente ganham-se "o asseguramento pleno e a confiança inteira" que eles sabem e entendem os vários aspectos de Deus, quem eles estão agora tentando a agradar e servir.
(Strong's #4136)
- - Equipados com a confiança plena que eles possuem o conhecimento e "pleno entendimento" sobre os vários aspectos de Deus, eles podem viver a sua vida em uma maneira que exitosamente agrada e obedece Deus, qual logo produzirá "todas" ou abundantes ou "plenas" "riquezas" espirituais ou bênçãos - quais além disso adicionam a e fortificam o seu asseguramento e confiança.
(v.1:10; v.2:2, Strong's #4149)
- - Então novamente, os crentes nos ambientes conducentes da igreja local e grupos de casa podem e deveriam facilitar o estabelecendo dos crentes novos (e todos os crentes) em uma actividade regular de ganhando o "entendimento pleno" ou abrangante sobre os vários aspectos de Deus.
- - E a maneira mais eficaz para a igreja local e grupos de casa para dispensar o entendimento abrangente sobre os vários aspectos de Deus é mediante a
pregação expositiva e ensino - 'abundantemente suprindo' "plenamente a palavra de Deus" por indo verso-por-verso e frase-por-frase através os livros na Bíblia, exaustivamente ensinando, expondo o significado de, explicando e aplicando de todas das verdades contidas, conceitos, doutrinas, comandos, alertandos, implicações, e et cetera.
(v.1:25, desde Strong's #4137)
"a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo"
- - O obtendo de um "pleno entendimento" sobre os vários aspectos de Deus destacará necessariamente obtendo de um "conhecimento pleno" de Cristo.
(Strong's #1922)
- - Desde a divulgação prévia em verso 1:27, sendo feito um crente verdadeiro automaticamente incorre o habitando-dentro de "Cristo em vocês", qual por definição logo inclui tendo um "conhecimento pleno" de Cristo por meio de um relacionamento de espírito-a-espírito pessoal com Cristo - o espírito do crente é no relacionamento directo, pessoal e contínuo com o espírito de Cristo, dentro da mente do crente.
- - Este habitando-dentro de "Cristo em vocês" é uma nova dinâmica, previamente escondida e in-divulgada em história até que foi instituída um pouco depois a crucificação de Cristo e ressurreição desde o defunto.
v.2:3 - "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento."
- - Porque "em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade"
(v.2:9)
e porque o espírito de Cristo habita-dentro os crentes
(v.1:27)
, por meio disso mediante Cristo, os crentes têm o acesso directo habitando-dentro não somente à plenitude de Deus mas eles também têm o acesso directo habitado-dentro a um "conhecimento pleno" de Cristo
(v.2:2, Strong's #1922)
que inclui "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" de Deus que "estão escondidos" em Cristo.
- - Um problema surge entretanto, particularmente para os crentes novos e crentes espiritualmente-imaturos, em que eles ou não sabem como para utilizar efectivamente esta "sabedoria e conhecimento" empoderada-por-Deus e habitando-dentro, ou eles
não querem a utilizar-lo.
- - Então novamente, os crentes nos ambientes conducentes da igreja local e grupos de casa podem e deveriam facilitar os crentes novos e crentes espiritualmente-imaturos em entendendo e efectivamente utilizando esta "sabedoria e conhecimento" empoderada-por-Deus e habitando-dentro que eles têm o acesso directo e pessoal a mediante o habitando-dentro de Cristo neles.
- - A guiança experiente, sobre como para descobrir e aplicar apropriadamente "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento", pode e também deveria ser oferecida e demonstrada por os crentes nos ambientes conducentes da igreja local e grupos de casa.
(Tiago 3:13-18)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: As igrejas locais e os grupos de casa deveriam seguir o exemplo de Paulo por activamente facilitando os crentes novos e crentes imaturos em ajustando, continuando, e crescendo na fé, e em utilizando o poder habitando-dentro desde
Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
- - Esta igreja deliberadamente cria os ambientes que são especificamente fazidos para o propósito para facilitar os crentes novos na sendo feito ajustados à fé, e sentindo-se amados e incluídos na comunidade dos crentes nesta igreja?
Se não, por que não?
- - Um programa de mentoreando deveria ser começado nesta igreja, no qual os crentes maturos estabelecidos mentoreiam os crentes novos e crentes imaturos?
Se não, por que não?
- - Ou, um curso de discipulado ou a série de classe deveria ser começado nesta igreja, no qual o básicos da fé são ensinados aos crentes novos?
-- Esta igreja tem e considera os grupos de casa como um ministério vital desta igreja? Se não, por que não?
- - - - Esta igreja vê que os grupos de casa são um ambiente fértil e uma maneira eficaz no qual para ajudar os crentes novos e crentes imaturos começam progredindo em direção a sendo feitos estabelecidos na fé?
Se não, por que não?
- - - - Esta igreja supre a supervisão administrativa dos seus grupos de casa, prove o respaldo de treinamento para os seus líderes, e publicamente regularmente encoraja o comparecimento neles?
Se não, por que não?
- - Vocês crentes que são estabelecidos na fé, vocês activamente encontram intencionalmente os crentes novos e confortam-os, encorajam-os, amam-os, e incluem-os no companheirismo de comunidade nos grupos de ministério que vocês estão em comparecimento a?
Ou em vez, vocês ignoram essencialmente os crentes novos?
- - Quando as novas pessoas visitam esta igreja ou o teu grupo de ministério, vocês deliberadamente encontram-os, iniciam uma conversação com eles, fazem-os sentir-se bem-vindo, e genuinamente mostram um interesse neles?
Ou em vez, vocês os ignora essencialmente?
- - Quando pessoas, com que vocês são familiar, cessam de estando em comparecimento em esta igreja ou o teu grupo de ministério, vocês contactam-os e encorajam-os a retomar estando em comparecimento?
Ou em vez, vocês ignoram essencialmente que eles não mais estam em comparecimento?
- - A pregação e o ensino nesta igreja e os seus grupos de ministério estão sendo apresentados em uma forma expositiva, expondo, explicando e ensinando verso-por-verso e frase-por-frase, com aplicações de relacionando abundantes às vidas dos ouvintes?
Ou em vez, a pregação e o ensino nesta igreja e os seus grupos de ministério essencialmente são a espuma felpuda, com conteúdo de Escritura real muito pequeno e usualmente nenhuma aplicação de relacionando às vidas dos ouvintes?
- - Exactamente quem nesta igreja está fazendo a pregação ou o ensino que é genuinamente expositivo? Nomeie-os.
Quantos você conta? Segure para cima os teus dedos.
- - Precisamente o que doutrinas que cada um dos líderes, pregadores, e instructores nesta igreja segura concernindo o habitando-dentro e o empoderando de "Cristo em vocês"
(Colossenses 1:27)
? Para cada um deles, todas das suas doutrinas são baseadas na interpretação sona das Escrituras?
Ou em vez, a realidade é que "[Eles] querem ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas" - 1 Timoteo 1:7, com respeito a o habitando-dentro e o empoderando do Espírito Santo ou "Cristo em vocês"?
- - Como esta igreja trata as pessoas na congregação quem têm o credível extensivo treinamento de colégio de Bíblia e de seminário, e têm as doutrinas sãs, e têm o dotando espiritual óbvio em pregando e ensinando em uma maneira expositiva?
Elas são valorizadas, requisitadas e recrutadas para fazer o pregando e o ensinando? Ou em vez, elas são ignoradas ou evitadas deliberadamente?
- - As igrejas e os seus grupos de ministério "colherão... o que [elas] semeiam"
(Gálatas 6:7b)
. Se nós semearmos tudo que Deus nos dirige a, tais como os conteúdos nestes versos do nosso estudo em Colossenses, pois nós colheremos uma colheita abundante correspondente da justiça
(Gálatas 6:9-10)
. Mas se nós semeamos ao 'ignorando' e a 'espuma felpuda', pois nós colheremos uma colheita abundante que deriva desde o 'ignorando' e a 'espuma felpuda'.
A nossa escolha!
- - O que você pode faz pessoalmente para contribuir para esta igreja e o seus grupos de ministério perseguindo e implementando tudo que Deus nos dirige a, tais como os conteúdos nestes versos do nosso estudo em Colossenses?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Para aqueles de vocês que têm alguma vez sido em um comité de pastor pesquisa, quando o candidato está sendo entrevistado, você tenha alguma vez ouvido quaisquer questões ao candidato sobre a sua filosofia do ministério, particularmente com respeito à igreja criando os ambientes que facilitam os crentes novos em sendo feitos estabelecidos na fé, similar ao que é esboçado nestes versos do nosso estudo em Colossenses?
Ou em vez, este tópico de 'facilitando os crentes novos na sendo feitos estabelecidos na fé' é nunca introduzido na discussão?
Descreva o que você tem testemunhado sem divulgando as identidades.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses2_2-3-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|