Série Para Treinamento De Presbíteros
Sessão 03 - Qualificações Listadas Em 1 Timóteo 3:3-5, com alguns paralelos em Tito 1:7,6 e 1 Pedro 5:2
(baseado na NVI (Português))
LEIA: 1 Timóteo 3:3
(Continuação) PONTO DE SEÇÃO
: Deus exige que as pessoas atendam aos seguintes critérios listados nos versículos pertinentes a fim de se qualificarem para ser um presbítero, bispo ou
pastor.
(Repetição) NOTA: Ao examinarmos cada um dos requisitos nestes próximos versos, talvez seja prudente e sábio para você destacar com um marcador colorido ou caneta os itens nos quais você precisa trabalhar ou melhorar a fim de atender aos requisitos de qualificação de Deus.
"É necessário que o bispo..." "não deve ser apegado ao vinho"
(1 Timóteo 3:2,3; Tito 1:7)
- - Para ser qualificado como um presbítero, a pessoa não deve ser "apegada ao vinho", que no grego significa alguém que não ingere
qualquer alcoól, que é sem consideração de se ou não ele bebe em moderação ou em excesso.
(Strong's #3943)
- - O presbítero deve ser psicologicamente saudável, por esse meio tendo não necessidade de beber alcoól e não desejo de beber alcoól.
- - Além disso, um presbítero prudente reconhece que beber álcool posa uma ameaça séria e perigosa ao trabalho ministerial e, portanto, se abstém totalmente de beber álcool não apenas como precaução, mas também como uma escolha de comportamento a ser imitada por aqueles que ele supervisiona.
(rc. v.3 em 1 Pedro 5:1-3)
- - Devidamente, este requisito desde Deus para abstinência total de alcoól por presbíteros também se aplica a outras drogas que afetam a mente, como a maconha, cocaína e et cetera.
- - Como é evidente pela exposição desta frase do versículo, Deus segura o presbítero a um padrão muito mais alto do que Ele faz outros crentes, neste caso em particular para que o presbítero estão observavelmente sendo um "exemplo para o rebanho".
(1 Pedro 5:3)
"É necessário que o bispo..." "não deve ser... violento, mas sim amável"
(1 Timóteo 3:2,3; rc. Tito 1:7)
- - Para ser qualificado como um presbítero, a pessoa não deve ser "violenta", significando não "combativo em natureza, beligerante, briguento, agressiva, litigiosa ou militante".
(AHD em inglês - 'pugnacious', desde Strong's #4131)
- - O presbítero não deve agressivo verbalmente ou fisicamente, ou assalt-ivo ou acusatória.
- - Em vez disso, o presbítero deve ter um "disposição gentil, apropriado e brando".
(Strong's #1933)
- - Ele não zanga-se nem ataca verbalmente ou fisicamente as pessoas que se opõem a ele, mas usa a persuasão gentil em conjunto com o ensino apropriado da Palavra de Deus.
(2 Timóteo 2:25-26)
"É necessário que o bispo..." "deve ser... pacífico"
(1 Timóteo 3:2,3)
- - Para ser qualificado como um presbítero, a pessoa deve ser "pacífica", significando que sua natureza é "inclinada á paz e à calma", e ele "não briga", argumenta, antagoniza ou incita controvérsia.
(Strong's #2069; AHD em inglês - 'peaceable', 'quarrelsome')
- - Por extensão, ele não intensifica desentendimentos em brigas nem continua participando de discussões qualquer mais quando elas começam a ficar agitadas ou acaloradas.
- - O presbítero controla sempre a sua língua e recorre à paz em vez de brigar.
- - Portanto, vencer um argumento não é uma prioridade para ele.
- - No entanto, ele confronta o ensino de falsas doutrinas como apropriado, mas mesmo assim ele evita ativamente argumentos, e em vez, ele se concentra em apresentar e promover calmamente a sã doutrina e a obra de Deus.
(vv.1:3,4b; rc. Tito 1:9)
"É necessário que o bispo" "não deve ser... apegado ao dinheiro", "não façam isso por ganância",
"nem ávido por lucro desonesto"
(1 Timóteo 3:2,3; 1 Pedro 5:2; Tito 1:7)
- - Para ser qualificado como um presbítero, a pessoa não deve ser "apegada ao dinheiro", significando, ela não se esforça para ganhar riqueza nem adquirir posses materialistas.
(1 Timóteo 3:3, AHD em inglês - 'avaricious', desde Strong's #0866)
- - Ele não é "fazendo isso por ganância", significando, não compelido, ou compulsivamente motivado ou "especialmente desejoso de possuir mais do que precisa ou merece".
(1 Pedro 5:2, AHD em inglês - 'greedy')
- - Nem se envolve em esquemas de enriquecimento rápido, nem negócios obscuros, nem é "ávido por lucro desonesto".
(Tito 1:7)
- - Em outras palavras, ele se contenta com o que tem, e seus esforços são exercidos em construindo o Reino de Deus em vez de construindo sua própria mansão ou riqueza.
(rc. 1 Timóteo 6:6-8)
- - No entanto, isso não significa que ele seja alguém que gasta tudo despreocupadamente.
- - Ele administra bem suas finanças, e é frugal e cuidadoso para subsistir com o que Deus lhe forneceu, e ele continua com sucesso com essas provisões até que Deus forneça mais.
- - Ele serve a Deus desde altruísmo, e não desde um desejo ou com o objetivo de enriquecer.
(1 Pedro 5:2)
- - Ele não "serve a dois senhores" - ele serve apenas a Deus voluntariamente, e não ao dinheiro.
(Mateus 6:24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: 1 Timóteo 3:4
PONTO DE SEÇÃO
: Para ser qualificado como um presbítero, uma pessoa deve demonstrar que administra bem sua própria família.
"Ele deve governar bem sua própria família"
- - Para ser qualificado como um presbítero, a pessoa deve ser demonstrando que "administra bem sua própria família".
- - Com efeito, ele está supervisionando sua família, observando com autoridade e estabelecendo a direção que sua família está tomando na vida.
(desde Strong's #4291 - 'governar')
- - Ele é decisivo para estabelecer valores, prioridades, limites de conduta, a atmosfera na casa, as condições de relacionamentos, as buscas espirituais e etcétera, os quais ele então monitora diligentemente e implementa apropriadamente.
"tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade"
- - A pessoa também deve ser demonstrando sucesso em sua presidir a criação de seus filhos.
- - Ele consistentemente responsabiliza seus filhos, garantindo que eles sejam sempre devidamente respeitosos e subordinados à autoridade.
(Strong's #3956; #5292)
- - Isto inclui a condição de seu caráter, que seus filhos genuinamente possuam "integridade completa e confirmada, retidão, excelência moral, bondade, decência e moralidade".
(AHD em inglês - 'probity', desde Strong's #4587 - 'toda a dignidade')
- - E ele garante que seus filhos sempre demonstrem "apreciação, consideração, consideração favorável, opinião alta, e honra" aos outros, incluindo aqueles em autoridade sobre eles.
(AHD em inglês - 'respect')
LEIA: Tito 1:6 - "É preciso que o presbítero... tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão".
- - Em Tito 1:6 é adicionalmente adicionado que cada um dos filhos da pessoa deve ser um verdadeiro crente - tendo demonstrado genuína e pessoalmente sua fé em Jesus Cristo, sabendo que Ele morreu na cruz pelos pecados deles, e que Ele ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
- - Mesmo que seus filhos tenham ouvido repetidamente essas informações sobre Jesus em várias igrejas ou ambientes religiosos ao longo dos anos, elas devem ter aplicadas essas informações sobre Jesus a si mesmos pessoalmente, na forma de estabelecer sua própria fé verdadeira em Jesus.
Eles precisam ter transformado essas informações de conhecimento intelectual sobre Jesus para um conhecimento pessoal de Jesus que vem do coração. .
- - Além disso, cada um de seus filhos deve ser aplicando por meio de sua atitude e comportamentos os princípios básicos que correspondem a uma fé genuína em Jesus e surgem dessa fé.
- - A conduta deles precisa ser consistentemente apropriada, e não gerar "acusações ou reclamações" desde pessoas em vários ambientes dizendo que seus filhos "carecem de coibição moral" ou que são "selvagens", "indisciplinados, insubmissos, insubordinados" ou "desobedientes".
(Strong's #2724, #0810, #0506)
- - Em efeito, os filhos de um possível presbítero demonstram a competência ou incompetência dele em ser um exemplo, ensinar e insistir no caráter piedoso.
- - A implicação aqui é que os filhos da pessoa e os próprios familiares veem o quanto a fé dela é genuína, e por causa disso, cada um acaba essa fé como sua próprio, respondendo pessoalmente de maneira agradável à forma como ele vive sua fé e ao que ele tem ensinado a eles sobre a fé.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: 1 Timóteo 3:5
PONTO DE SEÇÃO
: Uma pessoa que não administra bem sua própria família, provavelmente, não será um bom administrador da igreja de
Deus.
- - Com a inclusão desta questão no versículo 5, uma ênfase extra está sendo colocada na necessidade de que a pessoa deve tenha um histórico comprovado de proficiente administrando de sua própria família bem - tendo demonstrado habilidades, demonstrado prioridade, demonstrado habilidades de gestão de pessoas, demonstrado habilidades interpessoais, demonstrado habilidades de gestão organizacional, demonstrado gestão financeira, demonstrado liderança e demonstrado supervisão.
- - Para ser apropriadamente bem-sucedido em administrar sua própria família portanto exige que a pessoa tenha uma disposição de personalidade que garanta devidamente que a conduta das pessoas sob sua supervisão permaneça dentro de certos.
- - Em outras palavras, ele tem fortaleza intestinal equilibrada, que não é indecisa nem é extrema ou dura.
- - Deus exige que os presbíteros tenham a qualidade de caráter de estar preparado e disposto para se posicionarem pelo que é certo e apropriado em a igreja.
- - Se a pessoa demonstrou que sabe como administrar bem sua família, portanto ela possui as habilidades básicas para administrar e "cuidar [bem as pessoas em] a igreja de Deus”.
- - E o contrário também é verdade. Se ele não demonstrou habilidade e sucesso em administrar bem sua própria família, então ele não tem as habilidades básicas para administrar com sucesso a igreja de Deus e, por conta disso, ele não está qualificado para ser fazer um presbítero ou bispo no ministério.
- - O princípio implícito é que a pessoa 'liderará os assuntos da igreja' da mesma forma e, basicamente, alcançará os mesmos resultados obtidos ao liderando dos assuntos de sua família.
(v.5:17)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Repetição)
IDEIA GRANDE: Desde Suas listas de requisitos, Deus estabeleceu um alto padrão para qualidades de caráter pessoal de qualquer um que queira ser um presbítero, bispo ou pastor de uma igreja ou ministério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES E IMPLICAÇÃO:
- - Você é deficiente em algum desses requisitos e precisa remediá-lo(s) ou resolver essas deficiências?
- - Sendo honesto e verdadeiro, você consome qualquer alcoól, maconha, cocaína ou outras drogas que afetam a mente e que o desqualificam você desde sendo fazer um presbítero, bispo ou pastor?
- - Sendo honesto e verdadeiro, há ocasiões em que você é combativo, verbalmente assalt-ivo, ou agressivo, ou briguento?
- - Sendo honesto e verdadeiro, você essencialmente se esforça para ganhar riqueza ou adquirir posses materialistas?
- - Sendo honesto e verdadeiro, a maneira como você administra sua família e filhos o desqualifica você desde sendo fazer um presbítero, bispo ou pastor?
- - Como um aviso justo, você consegue perceber que se você esconder, ou minimizar ou ignorar suas deficiências em qualquer um dos requisitos de Deus para os presbíteros, mais cedo ou mais tarde, você provavelmente causará alguns ou muitos impedindo, ou diminuindo ou dano para vir em cima a igreja ou ministério em que estiver servindo como um presbítero ou bispo?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2024 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: treinamentodepresbiteros-sessao03.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citado ou referido em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|