Série Para Treinamento De Presbíteros

Sessão 04 - Qualificações Listadas Em 1 Timóteo 3:6,7: Os Perigos De Ter Uma Pessoa Não Qualificada Como Um Presbítero 
(baseado na NVI (Português))

(Repetição) NOTA:  Ao examinarmos cada um dos requisitos nestes próximos versos, talvez seja prudente e sábio para você destacar com um marcador colorido ou caneta os itens nos quais você precisa trabalhar ou melhorar a fim de atender aos requisitos de qualificação de Deus.

HISTÓRICO:
- - Deus tem listas de requisitos específicos que uma pessoa deve possuir para ser qualificada para ocupar um cargo de bispo ou presbítero em uma igreja ou ministério.
- - Nos versículos anteriores são listadas qualidades de caráter pessoal e boas habilidades de gestão que o presbítero deve possuir, exibir e ter um histórico comprovado de.

LEIA: 1 Timóteo 3:6

PONTO DE SEÇÃO Um convertido recente falta a maturidade espiritual e experiência para ser qualificado para o cargo de bispo ou presbítero.

- - Para ser qualificado como um presbítero, ele "não pode ser recém-convertido", um crente por apenas alguns anos até agora, um relativo "iniciante, recém-chegado, inexperiente, novato e aprendiz na fé". 
(AHD em inglês - 'novice', desde Strong's #3504)
- - O perigo de se colocar prematuramente um novo convertido em um cargo ministerial de tão alta influência, status e responsabilidade, é que ele provavelmente "se tornará soberbo".
- - Ao ser rapidamente elevado à cargo de presbítero, esse recém-convertido poderá facilmente e provavelmente "formar uma opinião exagerada sobre suas próprias habilidades ou valor", até mesmo ao extensão excessivo de se tornar "pomposo", abrigando um extremo orgulho próprio e um desdém arrogante pelos outros. 
(AHD em inglês - 'conceit', 'pompous', desde Strong #5187)
- - A presunção tem o enorme e poderoso potencial de levar uma pessoa para longe da piedade e para perto da pecaminosidade, foi o que aconteceu com o diabo.

Um recém-convertido ou crente novato pode facilmente cair nesse tipo de autoavaliação falha por causa de uma ou combinação de razões, tal como:
- - Um recém-convertido é inexperiente na fé, e ainda não passou por muitas situações e aplicações diferentes de sua fé.
- - Um recém-convertido é relativamente não testado na fé, não tendo enfrentado e passado por "diversas provações" que "produzem perseverança" e outras virtudes. 
(Tiago 1:2-3)
- - Um recém-convertido é, por esse meio, ingênuo e mal-informado na fé, que é propício para fazer conclusões incorretas sobre aspectos da fé.  (veja v.10)
- - Um recém-convertido ainda não está estabelecido na fé nem solidamente fundamentado nos princípios da fé, que ele ainda não aprendeu e, por esse meio, pode facilmente cair em doutrina falha. 
(1 Coríntios 3:1-3)
- - Um recém-convertido ainda não desenvolveu um compromisso sólido com sua fé e vida devocional, aderindo às disciplinas da fé, independentemente de quanto Deus pareça estar distante às vezes. 
(Salmos 22:1-3,22-24)
- - Um recém-convertido ainda não desenvolveu qualquer maturidade espiritual na fé, não tendo lutado com suas próprias fortalezas de pecado nem resistido a elas a ponto de ter aprendido como utilizar o poder de Deus para obter vitória sobre suas fortalezas de pecado. 
(Tiago 1:4; Efésios 6:10-11)
- - Um recém-convertido precisa de tempo para desenvolver uma humildade sólida e inabalável, que é oposta de presunção e a impede. 
(Tiago 4:6)
- - Um recém-convertido falta experiência em fazer o ministério, o que envolve observando, aprendizando, e exposição prática e participação em como a liderança funciona em igrejas e ministérios.

- - Desde os versículos 4-6, fica claro que Deus não quer um novato ocupando o cargo de presbítero em ministérios, e, assim como os diáconos mencionados no versículo 10, o candidato a presbítero deve provar por meio de provações anteriores na vida que ele é qualificado.
- - A implicação óbvia aqui é que o presbítero deve ser um crente genuíno e verdadeiro em Jesus, que Jesus sofreu e morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia - levando sobre si a punição pelos pecados do presbítero e de cada pessoa que crê corretamente em Cristo. 
(João 3:16; Romanos 3:20-26; 1 Coríntios 15:1-4; rc. Atos 14:23)
- - Outra implicação aqui é que o presbítero deve ser firmemente estabelecido, bem temperado e maduro na fé - sendo extensivamente treinado nas doutrinas da fé, e extensivamente experiente em viver a sua fé, enquanto mantendo consistentemente uma sólida adesão às doutrinas sãs da fé e uma vida devocional pessoal saudável na fé.

- - Um presbítero recém-convertido terá uma grande propensão a pensar que é espiritualmente maduro, que ele se fez superior e é um dom perfeito para a igreja, quando na realidade ele não é assim e nem é maduro espiritualmente.
- - Deus se opõe a esse pensando orgulhoso, que é idêntico ao que o diabo pensava de si mesmo e por esse meio merecedor da “mesma condenação como o diabo". 
(1 Timóteo 3:6)
- - Com um alto nível de responsabilidade e autoridade ministerial vem um alto nível de prestação de contas desde Deus, e o fracasso ganha um nível correspondentemente alto de consequências, que para este cargo de trabalho está lá em cima, de alguma forma semelhante às consequências para o diabo.
- - E tendo Deus se opor ativamente a um presbítero em teu ministério não é sábio ou produtivo para o bem-estar e crescimento do teu ministério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA: 1 Timóteo 3:7

PONTO DE SEÇÃO Um presbítero deve ter um histórico demonstrado de relacionando bom com as não-crentes na comunidade.

- - Para ser ou permanecer qualificado como um presbítero, a pessoa "também deve ter boa reputação perante os de fora", tendo boas relações com as pessoas na comunidade que não são crentes e segurando o respeito delas.
- - Ele deve ter experiência e sucesso demonstrado em se relacionar bem com quem não é crente e com as pessoas na comunidade, "sendo bem considerado". 
(desde AMP em inglês)
- - E ele deve ter demonstrado sucesso em ser um bom embaixador e testemunha para o Reino de Deus na comunidade.  (Strong's #3141 - em inglês "reputation"; Atos 1:8)

- - As não-crentes fora da igreja na comunidade são importantes, porque são os alvos principais para trazer em a igreja, o que é um objetivo e missão principal da igreja ou ministério. 
(Mateus 28:18-20)
- - O perigo aqui é que como um representante visível de alto nível da igreja e do Reino de Deus, um presbítero, com uma má reputação na comunidade, automaticamente tem sua má reputação transferida em cima de para a igreja e o Reino de Deus pela comunidade, porque a comunidade equipara e percebe que a má atitude, comportamento e tratamento que eles experienciaram desde o presbítero é o que eles também podem esperar desde a igreja.
- - Igrejas e ministérios não querem que pessoas de fora considerem ou falem negativamente sobre um líder em sua igreja; isso destrói a reputação da igreja e impede a realizando de seus objetivos de alcance externo e missão.
- - Um presbítero com uma má reputação na comunidade traria "descrédito" em cima de si mesmo e sua igreja ou ministério, ou seja, um amontoando de "reprovação, desonra, desrespeito, vergonha, desfavor, desgraça", "desaprovação, crítica, decepção, repreensão, culpa", "desprezo, insultos, descortesia, ofensividade, protestando contra", e etcétera. 
(AHD em inglês - 'disgrace', 'reproach', 'contumely', desde Strong's #3680)

- - Outro perigo aqui é que o presbítero com uma má reputação pense erroneamente que precisa segurar o respeito de apenas aquelas pessoas em a igreja, e não aquelas de fora a igreja.
- - Essa perspectiva é uma armadilha enganosa, que o diabo adoraria implementar e depois disso capitalizar, efetivamente encerrando o alcance externo da igreja ou ministério.
- - Uma igreja ou ministério com uma má reputação na comunidade estagnará, e porque as pessoas tendem a deixar ou abandonar uma igreja insalubre, ela eventualmente murchará e morrerá - todos os quais o diabo se deleita a ver acontecer.

- - O "diabo" é mencionado em ambos versículos 6 e 7, sugerindo que ambas as situações descritas nesses versículos são potenciais pontos de apoio para a agenda do diabo - o presbítero ser um recém-convertido ou ter uma má reputação na comunidade.
- - Essa ameaça de envolvimento por o Reino da Treva implica e necessita que precauções significativas e extras sejam tomadas a fim de prevenir o diabo desde ganhando essas influências e pontos de apoio no ministério, especialmente neste alto nível de liderança no ministério.
- - Um ponto principal aqui é que o presbítero é tencionar para ser um professor da Palavra, um guardião das sãs doutrinas e um gerente principal e implementador do funcionamento produtivo de ministério, o que ele não pode fazer se for um novo convertido ou tiver uma má reputação na comunidade, resultando potencialmente em criando oportunidades férteis para o diabo para ganhar um ponto de apoio. 
(vv.3:2,5; 5:17; Titus 1:9)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Oportunidades para pontos de apoio para o diabo são abertas quando uma pessoa não qualificada é dada um cargo de presbítero, bispo ou pastor em uma igreja ou ministério.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES:

-- Aqueles de vocês que são um bispo, ou presbítero, ou pastor ou um atuais candidato para ser feito um em uma igreja ou ministério, algum de vocês é um "recém-convertido"? 
(v.6)
- - - - Se for assim, o que Deus diz em 1 Timóteo 3:6 sobre teu status de qualificação atual para ser um bispo / presbítero / pastor agora ou logo?
- - - - Por esse meio, qual será tua resposta à determinação de Deus em relação ao teu status de qualificação atual?
- - - - Sendo declarado por Deus como atualmente não qualificado para ser um bispo / presbítero / pastor, você é indo para se retirar imediatamente e silenciosamente desse cargo ou desde sendo um candidato atual para ser fazer um?
- - - - Ou em vez, você é indo para tentar á esgueirar-se atravês ou talvez criar uma grande perturbação a fim de ser fazer ou permanecer como um bispo / presbítero / pastor?

- - Para cada um de vocês aqui que está comparecendo a esta sessão de treinamento de presbíteros, você "tem uma boa reputação perante os de fora"? 
(v.7)
- - É claro, isso envolveria a maneira como você fala e se comporta fora do ambiente da igreja, tais como: em lugares públicos (p.ex., lojas, restaurantes, empresas, repartições do governo); em atividades de grupo (p.ex., esportes, hobbies, recreação, shows, eventos escolares, encontros com amigos); no trabalho (p.ex., com colegas de trabalho, supervisores, clientes, entregadores, o público); e em casa (p.ex., com seus parentes, sogros ou vizinhos).
- - Se você tem uma deficiência nesse respeito, o que você deveria fazer em resposta ao requisito de Deus no versículo 7 de que você "deve ter boa reputação perante os de fora"?

- - Para aqueles de vocês que selecionam, nomeiam ou votam em candidatos para serem bispos, presbíteros ou pastores em tua igreja ou ministério, vocês fazem ver alguns dos perigos espirituais que estão abertos quando uma pessoa não qualificada é dada o cargo de bispo, ou presbítero ou pastor em uma igreja ou ministério?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Perguntas adicionais da lição para ponderar (opcional, se o tempo permitir):
- - Sem revelar nomes, em quais outras áreas que desqualificam inicialmente um presbítero você viu o diabo ganhar um ponto de apoio em uma igreja ou ministério?  Que dano de curto prazo fora produzido por meio do ponto de apoio do diabo?  Que dano de longo prazo fora produzido?
- - Discuta outras ramificações relacionadas derivadas de Colossenses 4:5 e 1 Tessalonicenses 4:11-12.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bible. The Comparative Study Bible: A Parallel Bible Presenting New International Version, New American Standard 
     Bible, Amplified Bible, King James Version
. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1984.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2024 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  treinamentodepresbiteros-sessao04.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citado ou referido em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês