Série Para Treinamento De Presbíteros

Sessão 08 - Qualificações Listadas em Tito 1:9 
(baseado na NVI (Português))

(Repetição) NOTA:  Ao examinarmos cada um dos requisitos nestes próximos versos, talvez seja prudente e sábio para você destacar com um marcador colorido ou caneta os itens nos quais você precisa trabalhar ou melhorar a fim de atender aos requisitos de qualificação de Deus.

LEIA:  Tito 1:9

PONTO DE SEÇÃO Para ser qualificado, Deus exige que um presbítero deve ser extensivamente treinado e firmemente estabelecido nas Escrituras e nas "sãs doutrinas".

Ele deve... "apegar-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada,"
- - A "mensagem fiel" é a "palavra" que veio de Deus e que foi preservada em forma escrita como as 'Escrituras'. 
(Strong's #3056)
- - A "mensagem fiel", ou Escrituras desde Deus, em suas línguas originais, são absolutamente "genuínas" e "perfeitas", o que as faz absolutamente "dignas de confiança". 
(2 Samuel 22:31; Salmos 19:7)
- - Tipicamente, as Escrituras precisam ser "ensinadas" por alguém que ele mesmo passou por treinamento nas Escrituras, a fim de tanto chegar em como transmitir seu verdadeiro significado ao próximo aluno e à próxima geração. 
(Tito 1:9)
- - Portanto, no seu passado, o presbítero deve sido instruído suficientemente nas Escrituras, tendo sido "ensinado" a interpretação correta, o significado correto, a formulação correto das doutrinas, a aplicação apropriada das Escrituras, e etcétera.
- - E é claro, este treinamento extensivo nas Escrituras precisa vir de fontes escrituralmente-maduras e credíveis que elas mesmas sustentam a "sãs doutrinas", para que o presbítero seja agora essencialmente maduro nas Escrituras e maduro nas "sãs doutrinas" das Escrituras.
- - E agora equipado com esta maturidade nas Escrituras e nas "sãs doutrinas" que ele estudou, aprendeu e cimentou exaustivamente em suas crenças da fé, o presbítero qualificado está bem-estabelecido em e "apegando-se firmemente" ao que lhe foi "ensinado" das Escrituras e "sãs doutrinas".
- - Então, ao surgirem perguntas, controvérsias e tumultos em sua igreja ou ministério sobre o que é "sã doutrina" e o que é falsa doutrina, o presbítero qualificado está firmemente "apegando-se a, aderindo a" e defendendo as "sãs doutrinas", sem dúvidas ou deficiências pessoais que o fomentariam a deixar qualquer "sã doutrina" se perder ou ficar fora de seu posse. 
(Strong's #0472)
- - Uma conclusão geral óbvia, então, é que estando um iniciante ou novato nas Escrituras não é aceitável para ser qualificado como um presbítero, bispo, pastor ou líder de ministério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA: "para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina" 
(Tito 1:9)

PONTO DE SEÇÃO Deus quer que os presbíteros usem seu treinamento extensivo adquirido nas Escrituras para apresentar, encorajar e exortar as pessoas com a "sã doutrina", que serve como uma prevenção à falsa doutrina.

- - Uma razão principal e importante pela qual o presbítero deve ser extensivamente treinado e firmemente estabelecido nas Escrituras e nas "sãs doutrinas" é porque Deus há designado a eles o dever para "encorajar", "exortar e implorar” a outras pessoas com e por meio da "sã doutrina", "ensino e instrução" nas Escrituras. 
(Strong's #3870, #1319)
- - Deus quer que o presbítero coloque em prática e faça bom uso do treinamento extensivo nas Escrituras e nas "sãs doutrinas" que o presbítero há adquiriu.
- - Apresentando as Escrituras, e "sãs doutrinas" das Escrituras, é uma maneira primária, poderosa e impactante pela qual Deus faz pessoas percebam e reconheçam sua culpa e muda sua mente e o que guia a vida delas.
- - Como verificado e claramente afirmado em 2 Timóteo 3:16: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça...".
- - Ensinando as Escrituras e as sãs doutrinas das Escrituras serve para colocar as pessoas no caminho correcto diante de Deus, o que consequentemente é muito benéfico e nisto, "encorajador" para essas pessoas que respondem agradavelmente a este ensino. 
(Salmos 119:102-105)
- - Então, há uma necessidade distinta para esse ensino, "encorajando", exortando e implorando por meio das Escrituras, o que Deus quer os presbíteros para desempenhar - prontamente, e como um método prioritário para usar primeiro e exaustivamente como uma prevenção de falsa doutrina.
- - Para ser qualificado, o presbítero deve ser equipado e "capaz" a este respeito - "para que [ele] seja capaz" de desempenhar bem essa função em seu cargo. 
(Tito 1:9, Strong's #1415)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  "para que seja capaz de refutar os que se opõem a ela". 
(Tito 1:9)

PONTO DE SEÇÃO Deus também quer que os presbíteros usem seu treinamento extensivo adquirido nas Escrituras para confrontar, "refutar" e terminar sem medo com o ensino ou a promoção de falsa doutrina em sua igreja ou ministério.

- - Deus quer e até exige que os presbíteros estejam preparados para e então se envolvem ativamente em refutando as falsas doutrinas no rebanho e o ensino de falsas doutrinas em seu rebanho.
- - Uma implicação motivadora aqui é que os presbíteros precisam perceber prontamente, valorizar muito e "apegar-se firmemente" à realidade de que a sã doutrina e o ensino dela são vitais para a saúde e o crescimento espiritual que deveria ser ocorrer em uma igreja ou ministério, e a o Senhor abençoando e trabalhando ativamente dentro uma igreja ou ministério, donde a falsa doutrina e o ensino dela são diretamente destrutivos para estas dinâmicas.
- - Os presbíteros também precisam perceber prontamente, valorizar muito e "apegar-se firmemente" à realidade de que toda pessoa, que está ensinando ou promovendo falsa doutrina, está em "oposição" direta a Deus e às doutrinas que Ele estabeleceu e registrou nas Escrituras - a "mensagem fiel".
- - Tecnicamente, toda pessoa, que persiste em sua ensinar ou promover de falsa doutrina, está "contradizendo" e/ou "disputando" o que Deus diz, e está "se recusando" a se submeter à vontade e à autoridade Dele. 
(Strong's #0483)
- - É claro uma consideração cuidadosa e discernimento conhecedor precisam ser usados para determinar se a doutrina em questão é, de fato, uma falsa doutrina ou se, em vez disso, é meramente um "assunto controvetido" - (veja Romanos 14:1 e versículos seguintes para exemplos).

- - "Refutando" envolve confrontando cada pessoa que está fazendo isto, segurando contabilizável cada uma delas, e não permitindo que o ensino ou a promoção de doutrina falsa passe por ou continue.
-- Em termos de às etapas de ações práticas, a implicação é que esta "refutando" envolve:
- - - - apresentando os textos das Escrituras que são aplicáveis à doutrina falsa e interpretação apropriada dessas Escrituras;
- - - - "refutando" a doutrina falsa, por: "provando ou mostrando que ela é falsa, errada ou errônea; negando efetivamente sua precisão ou verdade; e derrubando sua suposta validade por o uso e aplicação das Escrituras por meio de argumento ou prova"; 
(AHD in inglês - 'refute' e 'confute', desde Strong's #1651 - "refute")
- - - - "admoestando" a pessoa violadora, por: vocalizando ou transmitindo desaprovação de sua falsa doutrina; aconselhando-la a corrigir ou abandonar sua falsa doutrina; e lembrando-la de sua sendo contabilizável diante de Deus por ensinar, promover e espalhar esta falsa doutrina que está em oposição direta a Deus; 
(AHD em inglês - 'admonish', Strong's #1651)
- - - - emitindo um ultimato forte e então executando-lo prontamente se não é acatado - que é: "Ou pare de ensinar ou promover esta falsa doutrina imediatamente, ou então perda tua posição de ensino e ser banido desde esta igreja ou ministério!!".  [Note que esta entrega e execução deste ultimato é semelhante a em o Antigo Testamento, quando o Senhor ordenou que as pessoas envolvidas em alguns pecados particulares (de grande potencial destrutivo para fácil e rapidamente desviar muitas pessoas em o acampamento) ser expurgadas à força do acampamento do povo do Senhor. 
(p.ex. Deuteronômio 13:1-11) ]

-- Para estar pessoalmente ativamente envolvido nessa "refutando", é necessário que cada um dos presbíteros deve:
- - - - não tenha medo de perder a assiduidade de algumas pessoas em sua congregação / ministério;
- - - - não tenha medo para confrontar, refutar, admoestar;
- - - - não tenha medo que consequentemente um conflito doutrinal surgirá;
- - - - não tenha medo de causando esse conflito e de estando imergido totalmente nele;
- - - - não tenha medo de lidando com esse conflito até que o ensino de falsa doutrina tenha cessado inteiramente;
- - - - não tenha medo para perseverar neste conflito e manter sua posição;
- - - - perceba e mantenha a confiança de que o Senhor não quer este violador para ser parte de sua igreja ou ministério se ele violador se recusar a se arrepender e parar de ensinar ou promover sua falsa doutrina.

-- A fim de ser qualificado, todo presbítero deve ser capaz e estar disposto a fazer tudo o que está envolvido com esta "refutando", o que nisto:
- - - - requerer que cada presbítero possua conhecimento suficiente das Escrituras, a sã interpretação das Escrituras, e a familiaridade com as sãs doutrinas que são básicas para a fé;
- - - - requerer que cada presbítero exerça vigilância, alerta, observação e discernimento contínuos para detectar falsas doutrinas;
- - - - requerer que cada presbítero não seja indeciso, nem de vontade fraca, nem tímido, nem aquiescente, nem sucumbindo em relação a quando uma falsa doutrina está sendo ensinada ou promovida em sua igreja ou ministério.

- - Uma última observação para Tito 1:9 é que na língua grega, a palavra "ambos" liga junto as duas diretivas que seguem a frase "para que seja capaz de" - em outras palavras, os presbíteros são direcionados a fazer "ambos" o "encorajar outros pela sã doutrina" "e" o "refutar os que se opõem a ela". 
(duas instâncias do uso de Strong's #2532 no v.1:9)
- - Ambas dessas diretrizes são deveres que Deus designou para que cada presbítero "seja capaz" de fazer e para fazer imediatamente e diretamente em prevenindo e em removendo o ensino e o promovendo de falsas doutrinas dentro sua igreja ou ministério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Deus requer que cada presbítero seja extensivamente treinado nas Escrituras, para que eles efetivamente implementem e mantenham sãs doutrinas em sua igreja ou ministério.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Você é extensivamente treinado e firmemente estabelecido nas Escrituras e em "sãs doutrinas"?  Se a resposta for não, o que você está fazendo para corrigir esta deficiência desqualificante?
- - Você prioriza a importância de que cada uma das doutrinas que você segure seja correta e verdadeira de acordo com interpretação apropriada das relacionando Escrituras?
- - Dentro da pregação, do ensino e/ou do treinamento que você conduz em tua igreja ou ministério, você prioriza o conteúdo que apresenta de maneira distinta e clara sãs doutrinas?  Ou, em vez disso, você tende a apresentar essencialmente muito pouco em relação às sãs doutrinas?
- - Dentro dos versículos das Escrituras que você usa em tua pregação ou ensino, você usa tempo para focar, destacar, explicar exaustivamente e aplicar de maneira exortativa a sã doutrina quando ela está embutida nesses versículos?  Ou, em vez disso, você basicamente não reconhece, ou ignora e pula por cima dessa sã doutrina e procede imediatamente com teu sermão ou lição?
- - Quando você observa outras pessoas pregando ou ensinando em tua igreja ou ministério, você naturalmente monitora e gera critica mentalmente de todas das suas declarações quanto à precisão bíblica e correção doutrinal?  Ou, em vez disso, você meramente ouve parte ao que está sendo declarado, enquanto dando não qualquer pensamento a seu precisão bíblica e correção doutrinal?
- - Se você é ou será feito um presbítero ou bispo em uma igreja, você pensa que você levantaria uma preocupação com o pastor se você pensa que uma doutrina que ele pregou ou ensinou não é sã ou correta?
- - Se você é de a personalidade que você não está disposta a confrontar alguém quem está ensinando ou promovendo falsa doutrina em tua igreja ou ministério, o que Deus diz neste versículo de Tito 1:9 sobre tua qualificação como um presbítero, bispo, pastor ou líder de ministério?
- - Você percebe e aceita que você, como um presbítero ou bispo, tem a obrigação direta diante de Deus para confrontar o ensinando ou a promovando de falsas doutrinas em tua igreja ou ministério, e que para falhar para desempenhar esta obrigação é para rebelar contra Deus e para cometer um sério incumprimento do dever?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  treinamentodepresbiteros-sessao08.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Tradução usada:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês